11 junho 2011

SAMUEL KLEIN E CASAS BAHIA - Elias Awad

Dentre as biografias e histórias de pessoas de sucesso que li, com certeza esta está entre as melhores. O livro conta a trajetória de vida de Samuel Klein, fundador das famosas Casas Bahia, e nos apresenta uma bela história de garra e superação repleta de grandes exemplos de um homem exemplar e um grande empresário.
Sr. Samuel, como é conhecido,  nasceu em Zaklików na Polônia em 15/11/1923, trabalhou como marceneiro com seu pai ainda em sua cidade natal e, durante a Segunda Guerra Mundial,  conseguiu fugir de Maidanek, o terceiro maior campo de concentração da guerra. Junto com sua esposa, tentou ir para os EUA, mas o destino o trouxe o São Paulo.
No país acolhedor (como carinhosamente chama o Brasil), se instalou no bairro do Bom Retiro, onde encontrou alguns judeus que lhe deram força. E como se sustentar? Com uma carroça, esse homem saía vendendo várias coisas de porta em porta, ele viu que as pessoas não tinham como pagar na hora, então criou uma espécie de carnê, ele passava depois de alguns dias pra receber o dinheiro da venda. Ganhou vários fregueses (como ele ainda chama seus clientes) dessa forma.
Até que um dia ele não conseguia mais dar conta, vender e ainda passar para receber, então resolveu instalar suas mercadorias numa pequena loja em São Caetano do Sul, região onde já tinha um certo número de clientes, onde também se mudou com sua família. A partir daí você já conhece a história, ele criou uma das maiores redes de varejo do Brasil, com um formato de vendas copiado por tantas outras.
O que chama atenção é a visão deste homem que enchergava oportunidades onde elas não pareciam existir; lembro de uma passagem que durante uma das maiores crises econômicas brasileiras, em que nenhuma loja comprava nada para revenda, ele, crendo na melhora da economia, fez um acordo com os grandes fabricantes de eletrodomésticos e comprou todo o estoque para suas lojas. Após pouco tempo a economia melhorou e ele era o único que tinha produtos disponíveis para venda e podia oferecer o melhor preço.
Além do empresário, temos que destaca o ser humano, por exemplo: um dia ele descobriu que um funcionário estava roubando sua loja, ele chegou ao funcionário e perguntou do que ele estava precisando e ainda o ajudou.
Enfim, estas são apenas algumas das histórias que o livro nos mostra e que fazem com que possamos aprender com este homem que será eternizado por seu grande trabalho. Particularmente gostaria de ter a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente.
Segue abaixo uma de suas frases para sua reflexão:
“Um mais um é igual a dois. Mas a soma de uma idéia mais uma idéia não são duas idéias, e sim milhares de idéias”. 
Samuel Klein

Um comentário:

  1. Infelizmente, não conheço pessoalmente este grande homem, mas seria uma enorme honra conhecê-lo. Sempre achei e ainda acho interessantíssimas as trajetórias de grandes empresários, nacionalmente ou internacionalmente falando, como Bill Gates, Samuel Klein e Silvio Santos. Entretanto, diferentemente dos anteriormente citados, Klein viveu e sobreviveu aos horrores do Holocausto nos campos de concentração na época da Alemanha Nazista de Adolf Hitler; este é por sí só um fato honroso e digno de ser encarado como um presente divino. Adotou o Brasil como sua casa e iniciou um grande império que existe até hoje, as Casas Bahia. Imagino que quando alguém se aproxima dele e pergunta "O senhor é brasileiro?", creio que ele sem pestanejar deve responder "Claro que sim!" A biografia apresenta tantos e tantos fatos interessantes, que certamente faltaria espaço para citar tudo, pois penso que seria quase que um absurdo, uma heresia, citar algumas passagens em detrimento a outras. A melhor e única solução então é ler a obra, mais de uma vez se assim for necessário. Para tentar, repito, tentar, qualificá-lo, atrevo-me a usar apenas algumas palavras: garra, perseverança, dedicação e especialmente paixão pela vida. Sem dúvidas, um exemplo de vida na acepção da palavra...

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo: