08 julho 2011

NUNCA DEIXE DE TENTAR - Michael Jordan

Já utilizei o grande Michael Jordan como exemplo de motivação (veja aqui) e com certeza ainda farei outras vezes, pois seu exemplo de luta e sucesso é algo a ser seguido. De forma simples e direta, Jordan ressalta neste livro a importância de fixar metas, manter o foco e não se deixar paralisar pelo medo, e conta como sempre encarou o fracasso como combustível para novas tentativas. O comprometimento, a determinação, o espírito de equipe, a capacidade de liderança e a extrema dedicação do jogador à prática dos fundamentos são mostrados ao longo do livro. Para completar, o grande técnico Bernardinho faz comentários e observações sobre este grande jogador de basquete que ele próprio diz ser um de seus ídolos.
Nunca deixe de tentar serve de inspiração para todos aqueles que desejam atingir seus objetivos e realizar seus sonhos, sem se intimidar com a pressão permanente por resultados em um mundo cada vez mais competitivo.
Um leitura simples e rápida, mas com grandes resultados.
Segue abaixo um trecho que mostra um pouco da personalidade de Jordan:

"Todas essas etapas são como peças de um quebra cabeça. Juntas elas formam uma imagem. Quando a imagem está completa, a meta foi atingida. Se isso não acontecer, não é razão para ficar deprimido.
Se você fez o melhor que pôde, terá conquistado algo ao longo do caminho. Poucos conseguem formar a imagem completa. Nem todos chegam a ser o melhor vendedor ou o melhor jogador de basquete. Mas ainda assim você pode ser considerado um dos melhores e, portanto, um sucesso.
É por essa razão que sempre fixei metas de curto prazo. Seja no golfe, no basquete, nos negócios, na vida familiar ou até mesmo no beisebol, estabeleço metas realistas e mantenho o foco nelas. Faço perguntas, leio, ouço.
Não tenho receio de perguntar quando não sei algo. Por que deveria? Estou tentando chegar a algum lugar. Ajude-me, me dê uma orientação – não há nada de errado nisso. 
Um passo de cada vez. Não consigo imaginar nenhuma outra maneira de realizar algo."

Um comentário:

  1. humildade sempre foi a marca pessoal deste gênio do esporte, que é 'simplesmente' o maior jogador de basquete de todos os tempos. Seu livro é uma aula para quem não conhece o lado menos badalado de Jordan, pois retrata o homem, a pessoa, o pai, enfim, o ser humano, que também sentiu inúmeras dificuldades na vida até atingir o topo do esporte. Impressiona quando ele afirma que quando foi a ele por inúmeras vezes (e por razões óbvias) entregue a missão de arremessar a bola final da partida e que ele não converteu a cesta, acarretando mais uma vitória de seu time e a decepção de milhões de fãs, tal fato era a grande motivação para que ele treinasse mais e mais e mais para que na próxima ocasião tivesse êxito. Muito motivador, sem dúvidas, pois se mesmo para aqueles que possuem determinados prognósticos, talentos, para desempenharem certas atividades sempre estão procurando pela perfeição, porque não seguir tal exemplo ainda que para executar as simples tarefas de nossos cotidianos? Simples, mas objetivo, como Jordan sempre foi dentro e fora das quadras. Vale a pena acompanhar as jogadas em arquivo deste espetacular jogador. Aos que tiveram a honra de assistir os jogos da NBA ao vivo nos inesquecíveis anos 90, resta uma boa saudade, mas também o indescritível orgulho de ter visto ainda que pela televisão, um dos maiores atletas de todos os tempos...

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo: