Essa música sempre me chamou a atenção, mas eu evitava ouví-la pois a associava com arrependimento e remorso, sentimentos estes que tento evitar ao máximo, mas recentemente prestei mais atenção e adquirí um novo ponto de vista.
É inevitável perceber que a letra fala de uma vida que poderia ter sido bem diferente, e a magia da mensagem está exatamente neste ponto, pois sei que é difícil aprendermos com os erros dos outros, mas o autor nos mostra com sua "experiência" como devemos fazer para não nos sentirmos da mesma forma em nosso futuro (final).
Como eu não sabia seu significado, fui buscar entender porque a música tinha sido entitulada 'epitáfio' e só então percebi que não podia haver nome melhor. Epitáfio são as palavras que são escritas no túmulo da pessoa para descrevê-la, e a letra é uma descrição perfeita do autor de tudo o que ele faria se "tivesse outra chance". Mas para nós nada tem a ver com a morte, muito pelo contrário, a letra nos apresenta grandes exemplos para nós que estamos vivos e que temos a oportunidade de mudar a qualquer momento, podendo assim sermos mais felizes e completos, e aproveitando o melhor presente de todos...o hoje!
Não posso deixar também de elogiar o clipe desta banda que gosto muito desde minha infância, e que já postei aqui outra música (clique aqui e veja), pois ele é repleto de belos e simples momentos comuns para todos nós e que deveríamos valorizar e realizar cada vez mais.
Essa música é uma pérola. Além da composição primorosa a melodia faz jus à fama do grupo. Entretanto eu daria um desfecho diferente para não dar a impressão de que os erros são indesejáveis e que as coisas deveriam ser feitas todas de outra maneira. O erro só é ruim do ponto de vista moral de quem julga: de outra forma seria considerado como simples ação. Essa moral (que é imposta) impede o sujeito de amar a própria vida incondicionalmente. No final deveríamos todos desejar, com ardor, viver e cometer os mesmos erros e acertos, vivendo a vida em todos os tropeços, acertos e piscares de olhos. Amor Fati.
ResponderExcluirMuito bem colocado Thiago!
ResponderExcluirMas perceba também que a maioria dos "erros" são por coisas que foram deixadas de fazer - o que penso ser ainda pior.
Forte Abraço!