10 maio 2011

PARE DE RECLAMAR E CONCENTRE-SE NAS COISAS BOAS - Will Bowen

"Se você não gosta de uma coisa, mude-a. Se você não pode mudá-la, mude sua atitude. Não reclame."
Você seria capaz de passar um dia inteiro sem reclamar, criticar ou falar mal dos outros? Parece difícil? Então imagine ficar 21 dias sem se queixar de absolutamente nada nem de ninguém.
'Pare de Reclamar e Concentre-se nas Coisas Boas' foi escrito para mostrar que a vida pode ser muito melhor se mudarmos de atitude e pararmos de enxergar apenas o que há de errado.
A reclamação é um hábito destrutivo que nos envenena e nos afasta da alegria e da auto-realização. Estamos tão acostumados a falar mal das pessoas e das coisas, e a reclamar do mundo, que não percebemos o efeito que isso tem em nossas vidas.
Repare você mesmo que na maioria das vezes, para puxarmos uma conversa com alguém, dizemos: "Que calor hein!"; "Que frio é esse?"; "E essa chuva que não passa!"; entre muitas outras reclamações que não levam a nada, e que poderiam ser substituídas por palavras simples, positivas e inspiradoras.
Reclamar é se concentrar no que não queremos, é falar sobre o que está errado, e tudo aquilo em que concentramos nossa atenção, se expande.
Quando nos conscientizamos de nossos pensamentos e palavras, podemos afastar a mente da negatividade e adotar uma postura positiva que abre caminho para a felicidade e o bem-estar.
Com ótimas histórias reais e exemplos inspiradores, o autor apresenta um método simples e eficaz para facilitar esse processo.
Segue abaixo um trecho do livro que gosto muito e que por si só já nos transmite uma valiosa lição:
"Reclamar é falar de coisas que você não quer, em vez de falar daquilo que você quer. Quando nos queixamos, usamos as palavras para nos concentrarmos no que não é como gostaríamos. Nossos pensamentos criam nossa vida, e nossas palavras revelam o que pensamos. Vou repetir esta frase, porque, se você não aprender nada mais com este livro, espero que guarde isso: NOSSOS PENSAMENTOS CRIAM NOSSA VIDA, E NOSSAS PALAVRAS REVELAM O QUE PENSAMOS."

Um comentário:

  1. Acho que o exercício maior não é apenas ficar sem reclamar...mas tornar isso uma cosntante. Já tentei várias vezes tendo sucesso algumas vezes e outras não, pelo simples fato do esquecimento. Ou seja, se não nos policiarmos constantemente, sempre recairemos nos erros que a sociedade ou talvez o perfil humano criam como padrão. Quebre seus paradígmas.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo: