29 janeiro 2011

ACONTECIMENTOS

Dedico este post a meu velho/novo amigo Thiago Sgarbiero, por acontecimentos recentes e por conversas "filosóficas" que tivemos ultimamente - incluindo citações dos vídeos abaixo.
É comum do ser humano achar que está no controle da situação, de sua vida e até da vida de outros; mas esta linha é quebrada quando algum acontecimento repentino que muda planos e expectativas. Daí este "ser soberano" se pergunta: Por que isto está acontecendo comigo?
Posso dizer que felizmente em minha vida tive muitas situações desagradáveis, que posteriormente se mostraram fundamentais para o rumo que tomei, mas que no momento achei que fossem "as piores coisas do mundo".
Decepções e incovenientes estão propícios a acontecer a todos nós, acredito que o segredo seja conseguir buscar o ponto positivo daquele acontecimento, e entender, por mais difícil que seja, que o que ocorreu era mesmo para ter acontecido, e que se fosse diferente poderia ter sido bem pior. Mas isso é somente uma crença, também conhecida como fé, e está muito acima de nossa compreensão.
O vídeos abaixo são trechos de dois filmes que gosto muito e que exemplificam o que estou querendo dizer de uma maneira bem clara. O primeiro é do filme O Curioso Caso de Benjamim Button, em que uma série de acontecimentos resultam em um acidente de trânsito; mas o que deve ser destacado é que por pequenos detalhes de poucos segundos tudo poderia ter tido  diferente. Procuro imaginar quanto disso ocorre em nossas vidas diariamente, quantas coisas acontecem ou deixam de acontecer por fatos simples do cotidiano.
O segundo é a cena de entrada do filme Magnólia (que divide opiniões e gostos), que segue a mesma linha de raciocínio, mas está mais voltado as coincidências (ou não) e chances que ocorrem diariamente.
Espero que goste e sirva para sua reflexão mediante aos acontecimentos de sua vida.
Cena do Filme O Curioso Caso de Benjamim Button:

Cena do Filme Magnólia (em inglês):

4 comentários:

  1. Reza a ciência que nossos ancestrais eram quadrúpedes. Por estarem mais próximos ao chão sua visão era comprometida pela altura das pastagens e terrenos acidentados. Até que concluíram que ver era melhor que ouvir ou cheirar e assumiram uma postura ereta, o que lhes deu maior visibilidade. Desde então somos fadados a contemplar coisas distantes. O futuro, por exemplo.
    O futuro é o que distancia a felicidade. O agora é absoluto e essa aceitação incondicional do presente é o que nos torna sábios e felizes.
    Acho que é isso.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Como seria a raça humana se nosso nascimento fosse exatamente no último milésimo de segundo de nossas vidas? Seríamos jogados no lixo, enterrados vivos, cremados? Creio que muitos pais certamente não tomariam decisões tão radicais, mas sem dúvidas pensariam nestas hipóteses, pois afinal de contas, 'nascer para viver 1 milésimo de segundo não valeria a pena.' Claro que estou falando do filme sobre Benjamin Button. Apesar de ter sido abandonado pelos pais por ter nascido com a aparência um tanto quanto diferente, a vida premiou-lhe com uma nova mãe que tornou-se sua nova família, a base para sua vida digna. Imagine-se um jovem em um corpo velho, ou seja, um corpo totalmente debilitado (praticamente cego por causa da catarata nos olhos entre outras adversidades) e sem qualquer experiência de vida anterior. Aterrorizante, diria. Mas a fé e a coragem conduzem este grande guerreiro para a continuidade de sua caminhada na Terra com o nobre intuito de conquistar seus objetivos, dentre os quais destaco a constituição de sua família. Sem dúvidas, um dos melhores filmes que já assisti, pois nos conduz a pensar como seria se todos nascessemos com aparência de um idoso, mas com a mente e o coração de um jovem, que na maioria da vezes peca por sua falta de experiência. Creio que mais vale a pena ser um velho de 80 anos com espírito de 25 do que o contrário, pois esta é uma realidade vivida por muitas pessoas. Sobre o filme Magnólia e suas coincidências, realmente é bem notória sua discrepância de opiniões, pois é do tipo 'ame-o ou deixe-o'. De qualquer forma, vale a pena assistí-lo, pois cita as oportunidades que são abertas todos os dias para todas as pessoas. Para terminar, citarei uma frase do mito Ayrton Senna da Silva que pode resumir um pouco dos filmes: "Com a força da sua mente, seu instinto e, também com sua experiência você pode voar alto."

    ResponderExcluir
  3. I like it because it is crazy, unpredictable and sometimes, deadly.

    I just wonder how The Creator works the universe...

    Well I will ask him some day.

    ResponderExcluir
  4. Essas coisas me arrepiam. Claro que coinsidências não existem. Eu não acresito nelas. Nada a ver, mas curioso. Esse ano temos 4 datas interessantes: 1/1/11, 11/1/11, 1/11/11 e 11/11/11, e o mais engraçado é que pra todo mundo se você somar a decada em que nasceu (eu em 75 por exemplo) com quantos anos você estará esse ano (36 no meu caso) sempre vai dar 111 (75+36=111) pra todo mundo...e no caso dos mais jovens (meus filhos por exemplo) ...dá 11 (Enrico nasceu em 2004, e terá 7 anons em 28/05/2011, portanto 4+7=11. Estranho né.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo: