01 julho 2011

AS TRÊS PENEIRAS

Olavo foi transferido de setor. Logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe, saiu-se com esta:
– Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva. Disseram que ele…
Antes mesmo de terminar a frase o chefe o interrompeu:
- Espere um pouco Olavo, o que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?
- Peneiras? Que peneiras, chefe?
- A primeira peneira é a da VERDADE. Você tem certeza que o que vai me contar sobre o Silva é absolutamente verdadeiro?
- Não. Só sei o que me contaram, mas acho que…
E, novamente Olavo é interrompido pelo chefe.
- Então sua história já vazou a primeira peneira.
Vamos então para a segunda; a peneira da BONDADE.
O que você vai me contar é algo bom? Gostaria que os outros também dissessem isso a seu respeito?
- Claro que não! Deus me livre, chefe! – responde Olavo assustado.
- Então – continua o chefe – Sua história vazou também a segunda peneira.
Vamos ver a terceira peneira, que é a da NECESSIDADE.
Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou passá-lo adiante? Ele ajuda a resolver alguma coisa? Pode ajudar a melhorar algo em nosso dia-a-dia?
- Sinceramente não, chefe. É, passando pelo crivo das três peneiras, vi que não sobrou nada do que eu iria contar – comentou Olavo, bastante decepcionado.
- Pois é, Olavo. Já pensou como as pessoas poderiam ser mais felizes e as empresas muito mais agradáveis para se trabalhar se todos usassem essas peneiras? – diz o chefe sorrindo, e continua …
- Da próxima vez em que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo das três peneiras antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante: Verdade, Bondade e Necessidade.

PESSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDÉIAS!
PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS!
PESSOAS MEDÍOCRES FALAM SOBRE PESSOAS!!!

Um comentário:

  1. Ousarei copiar uma parte do citado no blog pois é de fundamental importância, pois fala de algumas verdades que deveriam ser levadas à risca: PESSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDÉIAS!
    PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS!
    PESSOAS MEDÍOCRES FALAM SOBRE PESSOAS!!! Realmente, se as pessoas parassem com toda a demagogia que existe em qualquer tipo de empresa privada ou em repartições públicas, ou seja, em qualquer ambiente de trabalho, certamente estaríamos muito mais evoluídos enquanto sociedade. Quem nunca trabalhou com um famoso "puxa-saco," a pior de todas as espécies de trabalhadores na minha opinião, ou com alguém que somente faz para levar ao conhecimento da chefia problemas que com um mínimo de inteligência e descência poderiam ser resolvidos dentro do próprio setor, somente com o intúito de tumultuar o ambiente ou até provocar a demissão de alguém para favorecimento próprio? Deplorável, mas creio que a grande maioria das pessoas já presenciou tais situações. O que mais me deixa indignado é com o fato de que alguém que um dia já ocupou um cargo de menor expressão e que também pensava que tais atitudes eram deploráveis, hoje bajula-se por receber elogios absolutamente mesquinhos e irreais, pois são cercados de interesses pessoais, como por exemplo, uma promoção dentro daquele setor da organização. Claro que a hierarquia dentro de qualquer ambiente de trabalho deve ser respeitada em detrimento a ocorrência de uma turba generalizada, mas as pessoas devem respeitar e precisam ser respeitadas sempre. Entretanto, devem receber alertas de que aquele comportamento pejorativo deve ser abolido para o bem do ambiente de trabalho, ou seja, das próprias pessoas.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo: