30 outubro 2009

PESCADOR DE ILUSÕES

Cada música toca diferentemente em cada pessoa - isso é fato. Para mim essa letra fala da vida e dos desafios que enfrentamos todos os dias ao acordar. A música está repleta de metáforas que a embelezam e fazem com que se adapte a vida de cada um.
Outra reflexão que esta música me traz é o fato de que o próprio dia, independente do que aconteça, "vale a pena"!! O aprendizado e a experiência já bastam para todos seus dias! Cada segundo da vida "vale a pena".
Veja uma teoria de um fã da música que me chamou a atenção:
1 - A ISCA E O ANZOL.
2 - O ANZOL É VOCÊ!!!
3 - A ISCA É ESPERANÇA QUE VOCÊ DEPOSITA NO ANZOL (EM VOCÊ)!!!!
4 - DAI VOCÊ TRAÇA UMA ILUSÃO (OBJETIVO).
5 - SEGUE ESSE OBJETIVO.
6 - AI VOCÊ VAI VIRAR UM PESCADOR DE ILUSÕES!
7 - DAI QUANDO VOCÊ COMPLETAR SEU OBJETIVO, VOCÊ VAI CANTAR: VALEU A PENAAAAHH! VALEU A PENAAAH! PESCADOÓR!

E para você??
Veja abaixo o clipe e deixe comentários com a sua opinião:

3 comentários:

  1. Parabéns pelo seu Blog!!!

    Realmente você tem uma percepção muito afiada e consegue captar a mensagem dessa bela música que fez e faz tanto sucesso atualmente!!!

    A música Pescador de Ilusões, Eu defino com está frase: "Quem tem um porquê enfenta qualquer como" Viktor Frankl

    ResponderExcluir
  2. Parabéns gostei muito. Entendo que os joelhos que oram todas as manhãs, livro sem final e a biblbía o o pescador é os que acreditam,mas param em suas ilusões, mas os que conseguem cantam valeu a pena.

    ResponderExcluir
  3. Se meus joelhos não doessem mais diante de um bom motivo que me traga fé, se por alguns segundos eu observar e só observar a isca e o anzol, ainda assim estarei pronto pra comemorar. Se eu me tornar menos faminto e curioso, o mar escuro trará o medo lado a lado com os corais mais coloridos. Se eu ousar catar na superfície de qualquer manhã as palavras de um livro sem final, valeu a pena, sou pescador de ilusões. Valeu a pena, sou pescador de ilusões.”
    Nota-se que o poeta aponta situações hipotéticas em que ele desenha consequências para vários “se”. Se isso, então aquilo, se isso, então aquilo para, ao final, dizer que “valeu a pena” e afirmar que é um “pescador de ilusões”.
    As várias situações hipotéticas são apresentadas de forma paralela. O paralelismo faz imaginar que todas as hipóteses, todos os “se”, possuem igual carga. Se negativa, então todas as hipóteses seriam negativas; se positiva, então todas seriam positivas. Considerando que a conclusão é “se eu fizer assim”, então “valeu a pena”, o que se percebe é que as hipóteses são todas positivas.
    “Se meus joelhos não doessem mais diante de um bom motivo que me traga fé, se por alguns segundos eu observar e só observar a isca e o anzol, ainda assim estarei pronto pra comemorar” pode ser interpretado como “o simples fato de ter um bom motivo que me traga fé” já vale a pena, se eu for capaz de viver essa esperança, essa fé, esse otimismo, de modo leve, sem tornar isso um sacrifício (joelhos doerem, em referência ao sacrifício religioso da oração de joelhos).
    Então, “se por alguns segundos eu observar e só observar a isca e o anzol”, ou seja, se eu deixar de lado por um momento a expectativa do peixe que eu quero pescar e desfrutar o momento, a busca pelo peixe, “a isca e o anzol”, então, mesmo que eu não alcance aquilo que esperei (fé, esperança), mesmo que eu não capture o peixe que sonhei, “ainda assim estarei pronto pra comemorar”.
    A impressão é de que o poeta está propondo um exercício de imaginação de como seria se por um momento deixasse de lado a necessidade de encontrar respostas, de alcançar objetivos e apenas se deixar levar pela contemplação, pelo viver a sensação do momento, “menos faminto e curioso”, sentindo na pele o medo do mar escuro, mas desfrutando ao mesmo tempo dos “corais mais coloridos”.
    O poeta, então, propõe deixar de lado a busca pelo fim da estória em troca de se aventurar a “catar na superfície de qualquer manhã as palavras de um livro sem final”, ou seja, viver o dia, aproveitar a beleza da vida sem se preocupar tanto com as respostas, com os finais, desfrutando a beleza do caminho e do caminhar, afinal de contas, ao final, “somos todos pescadores de ilusões”, como disse o Falcão ao final da execução dessa música no Acústico MTV.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo: