Fiquei muitos anos querendo assistir este filme, ouvindo dizer que era bom e coisas assim, e quando o vi me arrependi de não tê-lo feito antes. Encontro Marcado (Meet Joe Black - 1998) conta a história de um empresário de sucesso, dono de uma grande empresa da área de comunicação, que está prestes a fazer 65 anos de idade e tem toda a rotina mudada quando um rapaz chega em sua casa dizendo ser a morte e que veio "buscá-lo". Após ter a prova do que o rapaz fala, eles fazem um trato para que o rapaz possa conhecer o mundo em troca de alguns dias a mais no mundo.
As lições de vida e os exemplos do empresário já seriam suficientes para engrandecer este filme, mas o que quero destacar é algo ainda mais grandioso. Com o trato, o rapaz (que representa a morte) tem a oportunidade de conhecer a vida através de uma pessoa normal, e ele fica simplesmente fascinado com tudo aquilo. E o que mais o encanta são as coisas mais simples como apaixonar-se por alguém; comer algo que realmente gosta; a amizade; a honestidade; a família - coisas que estão acessíveis a qualquer um de nós e que muitas vezes deixamos de valorizar (como muitas outras coisas) por fazerem parte de nossa vida.
Com estes e outros grandes exemplos do filme podemos aprender muito e olhar ao nosso redor para avaliar as coisas e as pessoas que merecem o devido valor, e assim tentar perceber como tudo poderia ser pior se estas coisas/pessoas não estivessem lá.
Nada sobre a morte e sim tudo sobre a vida - imperdível!
Fora a cena do atropelamento, adoro quando ele (Joe) irritado tenta explicar sua idade...não lembro direito, mas é algo do tipo: "pegue milhões de anos, multiplique por toda eternidade e terá apenas uma pequena fração de minha existência.
ResponderExcluirGostaria de aproveitar para dizer que grande parte das lições de vida que tenho (e modéstia parte acho que não são poucas) tirei de filmes. Assim como nos livros, muitos filmes (que aliás várias têm os livros como base) nos mostram coisas importantes que nem sempre damos valor ou prestamos atenção. Isso sem falar nas obras de profunda inteligência que transformam situações extremamente complexas em coisas simples a serem obervadas. Enfim, sou fã incondicional de filmes. Portanto, parabéns por nos dar exemplos e dicas de filmes a serem vistos (mesmos eu já tendo assistido todos que você indica...hehehe).
Já assisti a este filme e sem dúvidas recomendo. A lições que a vida e a morte nos passam nesta obra devem ser observadas atentamente. Vale a pena ressaltar que um dos intúitos de filme de acordo com minha opinião é fazer com que o espectador preste atenção nos mínimos detalhes que os universos da vida e da morte nos oferecem diariamente, pois pode não parecer, mas todos os dias vivemos cercados e observando atentamente um universo que consideramos muitas vezes ser totalmente antagônico de acordo com nossas próprias convicções, como por exemplo o fato de que para alguns cada dia vivido é um dia a mais, enquanto que para outros significa um dia a menos a ser vivido.
ResponderExcluirI must confess that I had chances to watch this movie completely, but I did not take them. When I get my TV I will do it.
ResponderExcluirSurely a must watch.
See ya Boss