Muitas vezes nos deslumbramos com as criações do homem. As máquinas de um modo geral estão cada vez maiores e "independentes", e atualmente em tudo o que se constrói a participação destas grandes máquinas é essencial.
Podemos já dizer que fazemos parte de um sistema dependente de máquinas; pense nas imensas fábricas que produzem telas como a que você está olhando neste momento ou o microondas que você esquenta seu jantar, tudo é automatizado e com dimensões astronômicas.
Sendo tudo isso bom ou ruim, não podemos fugir ou nos excluir deste sistema; então, como tudo na vida, temos que olhar o lado positivo e aprender com ele.
Coincidência ou não, o vídeo abaixo foi produzido por japoneses, que são referências em tecnologia, e que nos mostram uma visão bem humorada de toda essa "robotização" com a disciplina e coordenação de sempre.
É comum vermos máquinas funcionarem perfeitamente "como um relógio", mas o que você verá no vídeo são "simplesmente" seres humanos. Muito curioso, confira:
Será que esses caras já foram no QST? do SBT...???
ResponderExcluirSei que o foco principal do vídeo não é falar sobre o Japão e seu povo milenar, mas sou grande admirador daquela civilização, pois é inegável que a disciplina por eles apresentada é quase que única. Desde pequenos, aprendem que sem disciplina não chegarão a lugar algum, pois esta é a grande 'engrenagem' do sucesso. Seria e é fácil escrever milhares de linhas sobre cultura milenar, negócio, engenharia, geografia, história, etc..., com tantos registros históricos. Sobre o vídeo, só de observar a disciplina apresentada pelos artistas já nos mostra este traço inconfundível, pois não é fácil coordenar tantos e diferentes movimentos com um número até certo ponto elevado de pessoas. Quando do advento da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki, houve uma destruição total daquele país. Qual foi a decisão dos governantes e do povo: esperar por um milagre divino ou tentar uma reorganização e reconstrução por todas as ilhas, aplicando o que eles mais sabiam e sabem fazer até os dias de hoje: desenvolver e aplicar novas tecnologias. Felizmente, optaram pela segunda opção, e aí está o resultado: uma das maiores potências do mundo com um polo tecnológico indescritível. Deveríamos seguir o exemplo do povo japonês, que consegue viver num mundo moderno, com tecnologia de ponta, mas nunca deixando para trás os conhecimentos, as tradições e a cultura provenientes dos povos que viveram ao longo dos séculos. Tecnologia sim, pois é extremamente necessária nos dias hoje, mas ainda devemos ser considerados por nós mesmos como seres humanos, e não meras máquinas de uma gigantesca linha de produção.
ResponderExcluir