18 outubro 2010

APRENDENDO COM OS GANSOS

Quando os gansos selvagens voam em formação "V", eles o fazem a uma velocidade 70% maior do que se estivessem voando sozinhos. (É que à medida que cada pássaro bate suas asas, é criada uma "sustentação’’ para o pássaro que o segue).
Quando o ganso que está no ápice do "V" fica cansado, ele (ou ela) passa para trás da formação e outro ganso voa para a posição de ponta.
Durante o vôo, os gansos da retaguarda grasnam para encorajar aqueles que vão a frente a manterem suas velocidades.
Os gansos acompanham os fracos. Quando um deles fica doente ou ferido ou é abatido, no mínimo outro ganso sai da formação e segue-o na descida, para ajudá-lo e protegê-lo. Ele permanece na sua companhia até que ele possa voar novamente. Então ele vai em busca de uma outra formação ou se integra ao próprio grupo.
Sendo parte de uma equipe, nós também podemos utilizar adequadamente os recursos disponíveis, para que o fruto do nosso trabalho ganhe em qualidade.
Se tivermos senso de comunidade como os gansos, saberemos revezar-nos na execução das tarefas difíceis compartilhando uma direção comum.
Da próxima vez, ao ver uma formação de gansos voando, lembre-se que é uma recompensa, um desafio e um privilégio fazer parte de uma equipe.

2 comentários:

  1. A união faz parte de tudo, inclusive da natureza. Como podemos ir contra essa teoria se temos todo o embasamento que precisamos?
    Parabéns a você Evandro que vem mantendo tão bem o Ápice da nossa formação.

    ResponderExcluir
  2. O texto acima referido pode ser resumido em apenas uma palavra: dignidade. Quando um ganso "sacrifica" sua viagem para ficar com aquele outro que está impossibilitado de prosseguir com os demais, sabe que na próxima poderá enfrentar uma tempestade, uma nevasca, enfim, algo extremamente difícil e que até pode tornar-se fatal, mas mesmo assim continua com seu digno e bondoso ato, pois sabe que é o certo a ser feito; isso é ser digno, caridoso e demonstra união, pois quando fazemos algo com dignidade e amor, apesar de termos consciência de que no primeiro instante poderemos sofrer algumas avarias, certamente no futuro tudo de bom que fazemos será recompensado. Inegavelmente, a velha frase de que a "União faz a força" está mais atual do que nunca, pois são inúmeros os exemplos de animais que dentro de suas respectivas sociedades apresentam extrema união e organização para vencerem as adversidades impostas pela própria natureza. Talvez um dia a humanidade entenderá que somente assim é que preservaremos o que nos resta de nosso planeta e de nossa natureza...

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo: