25 agosto 2010

VOCÊ APRENDE!


É engraçado como em alguns exatos momentos de nossas vidas algumas coisas "entram" em nossa frente, e temos que nos atentar a elas. Quando não estamos bem, tudo parece mais difícil e triste, e buscamos ajuda e força de maneiras diferentes e de várias fontes. Mas não somente os momentos ruins e derrotas nos aplicam lições, todos os acontecimentos de nossas vidas devem ser analisados, e deles retirados tudo o que nos é proveitoso.
Estou escrevendo isso porque a alguns anos, em um de meus momentos de dificuldade que minha mãe não estava ciente, ela me entregou um DVD com vídeo abaixo, dizendo ter visto em uma de suas clientes e ter lembrado de mim - isso me marcou muito, e desde a ocasião ando com o áudio em meu celular para ouví-lo em qualquer lugar.
Hoje, um momento de conquista e realização, o assisti novamente, e retirei lições diferentes do momento anterior, mas não menos importantes e marcantes. Além disso, encontrei em meus arquivos motivacionais o texto abaixo, que é uma adaptação do que é proclamado no vídeo, e que também é maravilhoso.
Enfim deixo ambos aqui, e indico que você assista/leia com frequência, independente de seu "estado de espírito", tenho certeza de que você sempre se sentirá melhor.

EU TENHO APRENDIDO...
Que a melhor sala de aula do mundo está aos pés de uma pessoa mais velha;
Que quando você está amando dá na vista;
Que ter uma criança adormecida em seus braços é um dos momentos mais pacíficos do mundo;
Que ser gentil é mais importante do que estar certo;
Que eu sempre posso orar por alguém quando não tenho força para ajudá-lo de alguma outra forma;
Que não importa quanta seriedade a vida exija de você, cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir junto;
Que algumas vezes tudo o que precisamos é de uma mão para segurar e um coração para nos entender;
Que os passeios simples com meu pai em volta do quarteirão nas noites de verão quando eu era criança fizeram maravilhas para mim quando me tornei adulto;
Que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos;
Que debaixo da "casca grossa" existe uma pessoa que deseja ser apreciada e amada;
Que Deus não fez tudo num só dia; o que me faz pensar que eu possa?
Que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas está permetindo que essa pessoa continue a magoar você;
Que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;
Que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;
Que quando o ancoradouro se torna amargo, a felicidade vai aportar em outro lugar;
Que eu gostaria de ter dito a minha mãe (pai) que a amava, uma vez mais, antes dela morrer;
Que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência;
Que todos querem viver no topo da mantanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você está escalando-a.
Ao refletir sobre isto, aprendi que tenho muito a aprender, e que se alguém pensa saber tudo, é porque não aprendeu como convém saber!!!
Tradução do texto "I have learned", de William Shakespeare
(Resumido com algumas alterações)

4 comentários:

  1. ...Keep learnning...
    Aprendi com esse texto maravilhoso que podemos fazer um pouco mais de tudo o que foi citado; esse texto só poderia ter vindo de uma pessoa muito especial.
    Obrigado Nilva!

    ResponderExcluir
  2. Aprender. Palavra simples, mas que é o grande desafio da raça humana. Começamos desde crianças com o desafio de andar, na minha opinião, o maior de todos, pois é nosso grande medo: cair, machucar e sentir a tão temida dor; depois o desafio de ir à escola pela primeira vez, sem qualquer membro de nossa família, rodeados de pessoas "estranhas", enfim, algo muito assustador... Adolescência e seus grandes desafios, como conquistar a primeira namorada, o primeiro carro, passar no vestibular, trabalhar, tornar-se profissional em alguma atividade do mercado... Finalmente, ser adulto, casar-se, ter uma família, filhos, enfim, mais e mais responsabilidades... Analisando dessa maneira, podemos pensar: que vida chata! Mas, de fato, essa é a grande "graça" da vida, ou seja, aprender mais e mais, sempre, com desafios cada vez maiores...

    ResponderExcluir
  3. O video, o texto e o complemento que você colocou já são excelentes por si só. Sua colocação das ocasiões engrandesse ainda mais esse post. Desde que você me apresentou o "Você Aprende", me considero melhor por tentar seguir compreendendo o pensamento envolvido. Parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Gisele, Rangel e Gilson pelos comentários!
    A análise do Rangel está muito bem colocada, pois cada fase e cada situação de nossas vidas são aprendizados, mas somente se quisermos que seja.
    Obrigado pelos elogios!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo: