Este é um filme que certamente fará você refletir muito sobre o que é "ser humano". Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness - 2008) nos mostra muitos exemplos de como o ser humano pode ser solidário, mas também como pode ser oportunista e cruel. Já antecipo que este filme possui cenas fortes e marcantes - afinal para que serviria um filme senão para ficar marcado.
O filme conta a história de uma inédita epidemia de cegueira,  inexplicável, que se abate sobre uma cidade não identificada - possui muitas cenas gravadas na cidade de São Paulo que me chamaram muito a atenção. Essa  "cegueira branca" - assim chamada pois as pessoas infectadas passam a  ver apenas uma superfície leitosa; começa em um homem no trânsito e, lentamente, espalha-se por todo o país. Aos poucos, todos  acabam cegos e reduzidos a meros seres lutando por suas necessidades  básicas, expondo seus instintos primários. À medida que os afetados pela  epidemia são colocados em quarentena e os serviços do Estado começam a  falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é  afetada pela doença.
O filme deixa bem claro como somos frágeis como seres humanos, e como nosso sistema de vida atual pode ser afetado drasticamente por poucas mudanças, além de nos mostrar a capacidade de união e solidariedade em tempos de crise. Um belo exemplo e uma grande lição a todos nós.
Confira abaixo o trailer:
 

Filme excelente!!!
ResponderExcluirO dificil é compreender porque, muitas das vezes temos que perder oportunidades para valorizarmos, coisas, situações ou pessoas?
O medo é um vilão...
Supere-se você pode mais do que isso!!!