27 maio 2010

O FILME QUE TODOS DEVERIAM ASSISTIR! - Por Gilson Barrichello Junior

Uma das maiores empresas de marketing do mundo, resolveu passar uma mensagem para todos, através de um vídeo criado pela TAC (Transport Accident Commission) e que teve um efeito drástico na Inglaterra.
Depois desta mensagem, 40% da população Inglesa, deixou de usar drogas e se alcoolizar pelo menos nas datas comemorativas. Estamos cansados de ver e ouvir noticiários de acidentes e tragédias, mas nunca imaginamos que aquilo pode acontecer conosco. Agimos como se fossemos imunes a esse tipo de coisa. Nunca perdi ninguém para o álcool ou para as drogas, mas acidentes acontecem...Perdi meu tio (irmão de meu pai) em um acidente na Rod. Luiz de Queiroz, aqui pertinho, no trecho de Americana, pois um caminhoneiro irresponsável deixou a traseira de seu caminhão quebrado sem sinalização parado na pista da esquerda. O Monza que ele dirigia ficou conversível. No local, no asfalto nem sequer haviam marcas de freada. Meu pai morreu de parada cardiorespiratória dormindo enfrente a TV, no sofá da sala num domingo à tarde. Minha mãe, irmãos e namoradas, estávamos todos em casa, e presenciaram a fatalidade. Tentei respiração boca a boca, massagem cardíaca, mas não pude salvá-lo e ele morreu em meus braços. Hoje tenho filhos e muitas vezes fico bravo pelos riscos de suas brincadeiras e então paro pra pensar que eu fazia muito pior. Fico com ainda mais cabelos brancos quando imagino no futuro, as baladas, viagens e aventuras que ainda farão. Não me orgulho de dizer que em minha adolescência fiz coisas que hoje me fazem refletir...:”Não sei como não morri...!!!” Bebia mais do que qualquer um pode imaginar, dirigia sem qualquer responsabilidade e desafiava a vida como se tivesse várias delas.
Mesmo tendo tido uma criação e educação exemplares por parte de meus pais, hoje percebo o quando a vida nos dá brechas para cometer erros, muitas vezes irreparáveis. Talvez quem me veja atualmente, como essa pessoa séria, responsável, muitas vezes até carrancudo, não imagine o quanto irreverente fui. Todos sabemos que não basta ter cuidado, pois a irresponsabilidade pode vir de outra pessoa...mas ao mesmo tempo se todos exercessem essa ciência, todos poderiam ficar mais tranqüilos. Obviamente não sou um “poço” de responsabilidade, mas após tantas dificuldades e superações aprendi a ver a vida de outra forma.
Valorize a vida, pois você só tem essa!
Gilson Barrichello Junior

6 comentários:

  1. Gilson,
    É um grande prazer e honra poder lhe ajudar a expressar seus pensamentos e sentimentos através deste blog, deixo-o a sua disposição sempre que você tiver vontade. Aliás, sou eu quem tenho que lhe agradecer muito por colaborar tanto com esse projeto.
    Realmente fiquei muito emocionado e comovido com seu texto e o vídeo. Suas palavras e emoções expressas no texto fixam ainda mais a idéia central deste tocante vídeo: Responsabilidade.
    Independente dos "erros" que cometemos no passado, o mais importante é o aprendizado e o que tiramos de bom de tudo isso. Isso nos torna exemplo para outras pessoas, e você é um grande exemplo para quem lhe conhece (ainda mais para mim), não só pela pessoa que você foi, mas pricipalmente pela pessoa que você é hoje.
    Não tenho mais nada a acrescentar a não ser PARABÉNS e OBRIGADO!!!
    Um Forte Abraço,
    Evandro Santello Tedesco

    ResponderExcluir
  2. Nossa é impressionante a maneira como interferimos na vida de outras pessoas, esse video deixa uma mensagem muito clara, que devemos ter muita responsabilidade, pois devemos pensar no próximo e, em seus familiares, o quanto um minuto de besteira estraga a familia de alguém. E é muito bom ver você contar suas histórias! Desse modo conhecemos mais você! Abraço

    ResponderExcluir
  3. Acredito que pior do que se prejudicar é carregar o fardo pelo resto da vida de ter prejudicado alguém.
    Coisas erradas pra fazer sempre existirão, nós é que temos que ter consciência disso.
    Gilson... imagino que não deve ter sido fácil pra você ter tocado nesse assunto... agradeço, pois é um exemplo de que podemos perder alguém que amamos a qualquer momento.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Como a Gi disse, obrigado Gilson por compartilhar um pouco da sua vida conosco. Com certeza temos muito a aprender com o outro.

    Parabéns também Evandro pela persistência nesse seu projeto do Blog. Pode ter certeza que você está ajudando muitas pessoas atravé dele.

    A minha vontade, logo após ler a mensagem do Gilson e assistir ao vídeo, foi mandar para alguém que amo muito. E foi isso que fiz. No mesmo momento me veio à mente as vezes que sou "chata" e digo: "não faça isso, você está dirigindo hoje".
    Ah se todos tivessem essa consciência!
    Espero que as pessoas realmente possam entender quando alguns amigos são um pouco chatos ou "caretas" mas quem ama cuida.

    ResponderExcluir
  5. É imprecionante o poder que temos...o poder da vida. Em um momento de deslise podemos perder a nossa vida e a do outro. Muito obrigada Gilson por me dar a oportunidade de ver a vida diante destes olhos...os olhos da perda. São nestes momentos que me vem a mente os conselhos que meus pais deram, e que por muitas vezes eu os considerei desnecessários.

    ResponderExcluir
  6. Man, one day I say a video of a lecture you gave at Unimep and you mentioned your father. Back then you said cancer and I thought that was it. Well, I must say that you had the balls to said what you said and also, I take many examples from you to my life.

    You will see more when I get married and have the pleasure to have you and all your family there.

    See ya

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo: