24 abril 2010

PREGOS NA CERCA



"Havia um garotinho que tinha mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência que batesse um prego na cerca dos fundos da casa.
No primeiro dia o garoto havia pregado 37 pregos na cerca. Porém, gradativamente o número foi decrescendo. O garotinho descobriu que era mais fácil controlar seu gênio do que pregar pregos na cerca. Finalmente chegou o dia, no qual o garoto não perdeu mais o controle sobre o seu gênio.
Ele contou isto a seu pai, que lhe sugeriu que tirasse um prego da cerca por cada dia que ele fosse capaz de controlar seu gênio. Os dias foram passando até que finalmente o garoto pôde contar a seu pai que não havia mais pregos a serem retirados. O pai pegou o garoto pela mão e o levou até a cerca. Ele disse:
Você fez bem garoto, mas dê uma olhada na cerca. A cerca nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas irado, elas deixam uma cicatriz como esta. Você pode esfaquear um homem e retirar a faca em seguida, e não importando quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuará ali. Uma ferida verbal é tão má quanto uma física.
Tenha isto em mente antes de se irar contra alguém."

Infelizmente todos nós temos o costume de ferir com palavras as pessoas que mais amamos. É normal quando estamos com algum problema descontarmos nas pessoas que estão ao nosso redor e que nos conhecem muito bem.
Somos cordiais com os desconhecidos, com as pessoas estranhas ao nosso convívio diário. Se, por exemplo, esbarrarmos em um estranho na rua e ele quebrar o vaso de flores que está na nossa mão, nós nos desculpamos e dizemos que não foi nada. Mas, se isso acontecer dentro de casa com um dos nossos familiares ou amigos, nós esbravejamos, resmungamos e deixamos toda a delicadeza de lado, porque a nossa educação e delicadeza está reservada às pessoas que mal conhecemos.
Os familiares e os amigos, são aqueles que estão ao nosso lado em todos os momentos, na saúde e na doença, na alegria e na tristeza. São eles que merecem o nosso respeito e cordialidade, e mesmo assim, são neles que muitas vezes martelamos os nossos pregos e quando os retiramos são capazes de nos perdoar……mas, temos que tomar cuidado, porque depois de muitos furos, a cerca nunca mais será como antes...

Cuidado com seus pensamentos, eles se transformam em palavras.
Cuidado com suas palavras, elas se transformam em ações.
Cuidado com suas ações, elas se transformam em hábitos.
Cuidado com seus hábitos, eles moldam o seu caráter.
Cuidado com seu caráter, ele controla o seu destino.

AGORA ESCOLHA O QUE VOCÊ QUER PARA SÍ!!!

4 comentários:

  1. Como já disse muitas vezes inclusive para você...."...é o preço da intimidade!" Realmente o mais provável é sermos mais brandos com os desconhecidos ou com aqueles que estão distantes, e mais enérgicos com os que estão ao nosso redor. Espero que no meu caso esse "preço" valha a pena, pos em minha consciência tento dar o valor exato para cada um (independente de sangue ou parentesco) quando deito minha cabeça no travesseiro.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o seu "preço da intimidade!", mas pense que é porque conheço você e sei que quando você deita a cabeça no travesseiro você se importa e valoriza as pessoas, mas pense também que em outros casos as pessoas não te conhecem tanto e talvez pensem que você não se importa, é nesse caso que escrevi no post anterior sobre valorização que de nada adianta se a pessoa não souber o quanto você se importa.
    "Um planta sem ser regada constantemente morre."

    ResponderExcluir
  3. Well, I got a chance to say sth about you two and what a true friendship means. You two give me a strong example of respect and support.

    About the price to pay and rewards to get later I say that it is very worth working with you two, we can be true and say what we think to each other, this is priceless.

    I must also mention about people who does not have this mind,as Evandro said, we must watch closely.

    Thanks for every lesson, opportunities and trust.

    ResponderExcluir
  4. Thank YOU John!!!
    You're The Guy!!!
    It's a pleasure to be your friend!
    See ya!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo: