A dor, a saudade, a perda de um ente querido, um amor não correspondido; as tristezas nos acompanham durante toda a vida, mas cada pessoa tem uma forma diferente de lidar com ela. Em um dos vídeos é falado sobre a diferença entre tristeza e 'ser triste' - e a diferença é grande. É inevitável existirem situações tristes na vida, momentos pontuais de tristeza; mas isso não é motivo e não justifica a pessoa que se entitula 'uma pessoa triste', pois daí já se torna algo interno, sem valorização inclusive perante a própria vida.
Em outro vídeo, o artista diz: "A tristeza até um certo ponto é boa, pois deixa você ver coisas que a alegria não deixa"; isso também é uma verdade, afinal a vida é para ser vivida em toda sua plenitude e possibilidade, e o que vale mesmo é tudo o que você tira do que passou, os pontos de vista, as lições, as risadas e as lágrimas.
Os vídeos abaixo são depoimentos de artistas diversos expondo suas visões sobre a tristeza ao mesmo tempo que nos é apresentado a arte de cada um. Sempre tive a idéia de que artistas no geral parecem viver em um universo paralelo, mas refletindo um pouco, penso que isso talvez ajude-os a enxergarem situações e sentimentos de uma maneira diferente e mais ampla.
Quero destacar e parabenizar os idealizadores da série 'O QUE É TRISTEZA PRA VOCÊ?' que são mini documentários parte do projeto Thomás Tristonho - que se tornará um curta metragem.
Deixe seus comentários: O QUE É TRISTEZA PRA VOCÊ?
Já há algum tempo tenho postergado um post que desejo publicar em meu blog, mas ao invés disso irei relatá-lo aqui como comentário.
ResponderExcluir"Quando olhamos para o avesso de um bordado, só conseguimos ver um amontoado nós e de fios confusos. Não conseguimos entender nada. Mas quem está fazendo o trabalho, pode nos dizer com sinceridade que ficará muito bonito depois de terminado. Entretanto, só mesmo depois de pronto é que poderemos entender a perfeição do trabalho. O lado de baixo pode parecer confuso, mas se olharmos de cima, há um desenho definido e perfeito. Muitas vezes não entendemos o que está acontecendo ao nosso redor. Só vemos o lado triste. As coisas parecem difíceis, confusas. Nada dá certo. É que estamos vendo apenas o "avesso". Assim devemos entender nosso vida como um bordado que está sendo feito, e se ainda não podemos ver a perfeição, é porque o trabalho ainda não está terminado. No final tudo dá certo. Ele, o "Bordador" de vidas pode garantir isso com sinceridade"
Perfeitooo...
ResponderExcluirSem palavras depois do seu comentário Gilson.
Concordo com a mensagem que você nos passou!!!
Como é bom compartilhar sentimentos, com outras pessoas... principalmete quando se refere a um tema tão delicado quanto este!!!
Xeque-Mate Gilson!!!
Referente ao post... Parabéns sempre Evandro, por trazer temas bacanas e atrativos como este!!!
Forte abraço,
Tristeza pra mim é necessidade. Necessidade de alegria, carinho, paixão, amor, amizade.
ResponderExcluirTodo mundo têm o direito de estar triste. Faz parte da vida. Mas têm também o direito de ser feliz, e a felicidade está em mim, em você, em cada um de nós.
Tristeza é também aprendizado. Aprender a valorizar as "miniaturas da vida".
Obrigada Evandro por se importar.