16 abril 2011

PALÍNDROMO

“Não te amo mais
Estarei mentindo dizendo que
Ainda te quero como sempre quis
Tenho certeza que
Nada foi em vão.
Sinto dentro de mim que
Você não significa nada.
Não poderia dizer jamais que
Alimento um grande amor.
Sinto cada vez mais que
Já te esqueci!
E jamais usarei a frase
EU TE AMO
Sinto, mas tenho que dizer a verdade
É tarde demais…”
Clarice Lispector

Não perca as esperanças ao receber este texto de alguém que ama, leia-o agora de baixo para cima!

Palíndromo nada mais é do que toda e qualquer frase ou palavra que tenha o mesmo texto sendo lido tanto da esquerda quanto da direita.
Explicando melhor… Algumas palavras como ovo, radar, arara… Ou até números como 2002, 1991, são exemplos fáceis e clássicos dos palíndromos.
O mesmo se aplica a frases como ‘socorram-me subi no ônibus em Marrocos’. Leu ao contrário? Percebeu que se forma a mesma frase. Mas este tipo de fenômeno é um pouco mais complicado de se formar, claro.
O texto acima talvez não seja um exemplo perfeito de palíndromo, já que não se lê letra por letra ao contrário, e sim, parágrafos de baixo para cima, mas é válido por sua beleza e sentimento.
 Veja mais alguns exemplos:
- Anotaram a data da maratona
- A torre da derrota
- O céu sueco
- O galo ama o lago
- O lobo ama o bolo
- O romano acata amores a damas amadas e roma ataca o namoro

2 comentários:

  1. Desde minha infância (e olha que isso faz tempo hein?!) sempre ouvi aquela: "Socorra-me subi no onibus em Marrocos!". Também me fascina!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. And you call me crazy!!!

    This is crazy, very nice, but crazy. It is incredible what we can do.

    See ya man

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo: