19 fevereiro 2011

O REI E A SABEDORIA

Um velho monarca reuniu os sábios e filósofos de seu reino e instrui-os a que compilassem a sabedoria de todos os tempos. Eles trabalharam vinte anos nessa tarefa prodigiosa.
Finalmente eles vieram diante do rei, carregando quarenta grandes volumes encadernados a couro, ele examinou-os e disse: "- Condensem isto, está longo demais".
Os eruditos trabalharam 02 anos e voltaram com um volume massudo.
O rei disse:"- É um livro muito grande e dificil condensem-no".
Os sábios desanimados, voltaram as suas bibliotecas, trabalharam três meses e retornaram ao palácio, trazendo um pedaço de papel bem pequeno, contendo uma única sentença.
Esta é a sabedoria condensada dos tempos, destilada em uma simples sentença - disse o representante deles.
O rei leu-a, e sua face ficou radiante- maravilhoso! Disse ele "- É isto mesmo", o papel dizia: 
"NÃO HÁ ALMOÇO GRÁTIS"

A profundidade dessa frases está na implicação de que nada é de graça, não existe mágica, e há poucas soluções simples, tudo tem o seu preço em termos de esforço, disciplina, dinheiro ou tempo.

4 comentários:

  1. Sei bem como é !!! Modestamente falei, já ralei muito nessa vida pra estar onde estou. Me marcou um conversa com vc Evandro, quando comentou que era bem provável que ao voltar nas férias para sua cidade natal, haveria comentários a respeito de seu progresso, pessoal e profissional da seguinte ordem...: "Que cara de sorte, hein!!!" ou então..."esse deu sorte na vida". Sorte o cacet...!!! Constantemente lembro e não me envergonho (pelo contrário, me orgulho) em dizer o granto de grama cortei na Aquarela. Isso mesmo, ficávamos o final de semana cortando grama, e cavando buraco para chumbar os brinquedos no chão....Esse é só um exemplo, pois por se tratar de um trabalho braçal, em que hj é tão simples contratar um jardineiro !!! Enfim...there i no free lunch !!! Me orgulho de ter um equipe na mesma linha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Pefeito!!!
    Obrigada pelo post!!!

    ResponderExcluir
  3. "There is no free lunch" pra mimm significa que nada acontece "de graça" ou seja, sem esforço perseverança e atitude.
    Recentemente tenho trabalhado pra conquistar um grande objetivo. Ainda estou no caminho, mas o que eu consegui atingir até agora só me mostrou que se eu não fizer nada para mudar, as mudanças não vão acontecer sozinhas. Minha grande lição é: Eu faço minha sorte.

    ResponderExcluir
  4. I liked more when you said below: "there is no magic". That is it. Do you wanna it? Really want it? Then you can get it.

    Let's keep working or, as some would say: walking...

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo: