22 setembro 2010

ALPES ITALIANOS

Nos Alpes Italianos existia um pequeno vilarejo que se dedicava ao cultivo de uvas para produção de vinho. Uma vez por ano, acontecia uma grande festa para comemorar o sucesso da colheita.
A tradição exigia que nessa festa cada morador do vilarejo trouxesse uma garrafa do seu melhor vinho para colocar dentro de um grande barril, que ficava na praça central.
Um dos moradores pensou: “Por que deverei levar uma garrafa do meu mais puro vinho? Levarei água, pois no meio de tanto vinho, o meu não fará falta.” Assim pensou e assim fez.
Conforme o costume, em determinado momento, todos se reuniram na praça, cada um com sua caneca, para provar aquele vinho, cuja fama se estendia muito além das fronteiras do país.
Contudo, ao abrir a torneira, um absoluto silêncio tomou conta da multidão.
Do barril saiu… Água!
“A ausência da minha parte não fará falta.”
Foi o pensamento de cada um dos produtores.
Muitas vezes, somos conduzidos a pensar: “Tantas pessoas existem neste mundo! Se eu não fizer a minha parte, isto não terá importância.”
Será?
O que acontecerá com nossa família, comunidade, trabalho, se todos pensarem assim?

5 comentários:

  1. E é por isso que a união faz a força!!!

    ResponderExcluir
  2. Dentre tantas as coisas que já aprendi com meus pais esta é uma delas, não importa o que os outros façam, eu farei a minha parte...e a minha parte faz muita diferença.

    ResponderExcluir
  3. THE HOUSE TEAM.

    There is nothing else to say.

    ResponderExcluir
  4. Definitivamente, não há nada pior do que aquela pessoa que costuma esconder-se, seja em praça pública, em casa ou ainda de sí própria, que sem sombra de dúvida é a pior situação. Achar que os outros não estão observando o que fazemos, seja mediante atitudes (movimentos, gestos ou falas), é um grande erro. O maior exemplo de que cada peça tem sua importância são as engrenagens das máquinas, pois cada uma tem a sua função definida, e se uma simples peça pára de funcionar, a máquina toda perde sua funcionalidade; sem dúvida, é assim que a sociedade moderna deveria pensar...

    ResponderExcluir
  5. Realmente o egoísmo é tanto que eu tenho "nojo"!!!
    Não se assuste ao usar a expessão "nojo", talvez, seja um pouco forte... Porém, temos que perceber que não estamos sozinhos no mundo.
    Somos uma soma eu + você + ele = Nós.
    Como a Diana disse, a união faz a força... Mas,não é a marca da açúcar "União" e sim, o conjunto de pessoas unidas com um mesmo objetivo!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo: