É comum do ser humano ser egoísta e egocêntrico, e achar que seus problemas são os únicos e maiores do mundo, porém acredite: não é bem assim.
Temos que buscar enxergar que outras pessoas têm seus desafios, e passaram por dificuldades em suas vidas que podem ter sido traumatizantes e marcantes, e para nós as mesmas coisas não significam nada.
A beleza da vida e dos serem humanos está exatamente nas diferenças, e o que um pode aprender com o outro, mas para isso precisamos desta compreensão e respeito mútuo, e saber entender estas diferenças - talvez esta seja a parte mais difícil.
O vídeo abaixo é muito interessante, e mostra uma simples lanchonete em que pessoas em situações e com histórias muito diferentes compartilham momentos. Está em inglês, porém fiz questão de colocar abaixo a tradução em português na ordem em que aparecem no vídeo.
Veja e reflita sobre seu meio, seus conceitos e atitudes perante ao próximo - mesmo que seja um desconhecido.
"Toda pessoa tem uma história..."
"Demitido de seu trabalho e preocupado como irá sustentar sua família."
"Imigrou para a América quando tinha 12 anos. Recentemente conseguiu sua cidadania."
"Depois de anos lutando contra o câncer ele está agora curado."
"Mãe solteira criando sua família sozinha & tentando sobreviver."
"Mãe morreu durante o parto, e o pai a culpa por isso."
"Sonham em ter filhos mas lutam contra a infertilidade".
"Marido morreu mês passado após 49 anos de casado. Hoje seria seu 50º aniversário de casamento."
"Pais se divorciaram quando ele tinha 7 anos. Luta para conseguir aceitação e amor."
"Trabalhou duro durante o colegial e entrou na faculdade de seus sonhos."
"Único filho foi enviado a uma zona de guerra em um país distante."
"Toda vida têm uma história...
se nos importamos em perceber isso."
Realmente cada pessoa se torna singular se olharmos por esse aspecto. Normalmente só olhamos para nós mesmos. Só reclamamos dos nossos problemas...só queremos atenção para nós mesmos. Mas num pequeno espaço existe uma infinidade de situações particulares cada uma com sua importância. Sempre gostei de saber das histórias das pessoas, mas nunca coloquei isso muito em prática. Hoje fico feliz comigo mesmo quando alguém me conta detalhes, alegrias ou dificuldades de sua vida particular. Confesso que gosto ainda mais quando tem algum "bafão"envolvido.
ResponderExcluirParabéns pelo post, muito legal mesmo.
Abraço
Aquela história de que somos aquilo que vivemos realmente é verdade, olhando para outra pessoa é difícil pensar em tudo que ela já passou, ou está passando,as dificuldades, aquela rebeldia que você não entende o porque, pois é, cada pessoa tem o seu problema, e encara aquilo como quer, ou deixando o seu cabelo crescer, se cortando, se fechando para o mundo, sendo pessimista, o ser humano é muto engraçado, porque o mesmo problema é encarado de várias mandeiras para cada pessoa diferente, e é com isso que temos que aprender a viver, e entender, escutar é tão bom quanto falar, por isso não devemos agir pelo impulso, e sim deixar a pessoa falar primeiro, conhecê-la, depois assim quem sabe nós não criamos o direito que nós achamos que temos o de julgar.
ResponderExcluirMuito bom o post.
Esse post mexeu muito comigo mais do que possam imaginar. Talvez seja até difícil expressar o que senti assistindo ao vídeo.
ResponderExcluirAcho que lembrei um pouco da minha família. As vezes culpo meus pais por coisas que aconteceram ou deixaram de acontecer em nossas vidas, mas talvez eu não tenha pensado na história de cada um deles. Me fez pensar...
Obrigado Evandro pelo post. Acho que vou me lembrar sempre disso... every life has a story.
One good habit someone can have is to watch peoples's lives and instead of gossiping, cursing, learn!
ResponderExcluirAnother habit for the whole life.