03 fevereiro 2011

O FAXINEIRO E O EXECUTIVO - Todd Hopkins & Ray Hilbert

Gostei muito deste livro e o indico por ser muito prazeroso de ler; a história flui de uma maneira rápida e envolvente, e nos transmite grandes lições através dos exemplos dos personagens. Ele conta a história de um executivo que teve sua vida mudada após encontros com o faxineiro que limpava semanalmente seu escritório.
O executivo está passando por problemas comuns a todos nós e é surpreendido pelas seis diretrizez que o faxineiro aprendeu com sua falecida esposa e que, segundo ele, poderiam mudar a vida de qualquer pessoa.
Para que você entenda a idéia, vou descrever um pouco de cada diretriz, mas somente lendo o livro que elas poderão ser compreendidas e assimiladas.
A primeira diretriz dizia: "recarga versus descarga", que passa a mensagem que toda pessoa em um trabalho precisa descarregar seu stress e sua energia negativa.
A segunda diretriz é: "Veja a família como uma bênção e não como uma responsabilidade", mostra como nossa família é muito mais importante que o dinheiro.
A terceira diretriz é: "ore não piore", essa diretriz mostra que muitas vezes ficamos parados pensando no pior, e o certo é orar para que tudo dê certo e fazer acontecer.
A quarta diretriz: "passe a diante", essa mostra como nos faz bem passar a diante, seja algo material ou um conhecimento - não faz sentido reter algo.
Quinta diretriz: "não gaste, invista", muitas vezes na vida vivemos este dilema, um exemplo é o de pessoas que ao invés de investir dinheiro em conhecimentos, preferem gastar com supérfluos, assim não tendo nenhum retorno.
E a sexta e ultima diretriz é: "deixe um legado para o futuro", que foi exatamento o que faxineiro fez com o executivo.
Ao fim de nossas vidas devemos olhar para traz e nos perguntar:
Qual foi a contribuição que deixei?
Qual é meu legado?

4 comentários:

  1. Humildade! Essa é a lição do livro. Como é que uma pessoa preconceituosa poderia ouvir conselhos de um reles faxineiro? Que absurdo, estes diriam... Pois é, mas este faxineiro um dia foi um grande executivo, que em virtude de algumas circunstâncias estava desempenhando uma função muito mais modesta do que aquele que outrora desempenhou. Achei fantástica a maneira pela qual o autor conduziu a história, pois mostra claramente como pessoas aparentemente diferentes podem ser muito parecidas, ou totalmente idênticas. O livro é uma lição de moral, civilidade e humanidade, adjetivos que a cada dia mais estão sendo renegados ao segundo plano pelo ser humano. Todas as 6 diretrizes de vida apresentadas pelo faxineiro ao executivo estão entre as mais sábias que já lí, pois não usam conceitos complexos com palavras quase que intraduzíveis e pouco aptas para serem aplicadas na prática. Quem for humilde e sábio o suficientemente para aplicá-las diariamente estará num bom caminho, pois são conhecimentos dignos dos famosos Monges Tibetanos. Vale a pena ler o livro mais de uma vez, pois a cada leitura novos conceitos vão surgindo. Simplesmente fantástico...

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, em minha última consulta com a Dra. Angelita que me operou, achei que ela estava mais debilitada do que o normal (antes). E comecei a pensar, que desperdício seria, ou melhor, será quando essa mulher morrer. Pensar que todo o seu conhecimento, habilidade, enfim, tudo irá com ela para o caixão. Fiquei imaginando se no último dia de vida, a pessoa tivesse o direito de retirar um chip de seu corpo por exemplo transferindo tudo o que sabe para uma outra pessoa. Claro que sabemos que isso se dá aos poucos, no dia a dia do convivio e aprendizado. Sem dúvida ela estará deixando um batalhão de alunos, um legado incrível. Sempre pensei isso de meu avô que tinha uma cultura e inteligência invejável. Por isso aprendamos o máximo possível uns com os outros não inportando se se trata de um faxineiro ou um executivo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Seriously a MUST READ. One of the books I most like. Simple, nice, direct and moving. READ IT!

    ResponderExcluir
  4. Livro muito bacana e de grande aprendizado !

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo: